(Clique aqui para continuar lendo)
Conheça todos os nossos serviços.
Analisar o tipo de solo permite definir quais estruturas que devem ser utilizadas para a construção civil, engenharia de prédios, desenvolvimento de estradas, verificação de águas subterrâneas, entre outras atividades.
De acordo com a NBR 6502 (norma técnica) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),pode-se definir como solo, materiais constituintes da crosta terrestre, provenientes de decomposição ou sedimentação dos grãos elementares das rochas, com possível adição de partículas fibrosas de material carbonoso e matéria orgânica. Dessa maneira, o estudo de solo analisa a origem, a granulometria, a composição mineralógica e a cor do solo.
Quanto à granulometria, o estudo de solo define a classificação segundo o diâmetro dos grãos, seguindo a ordem do maior ao menor diâmetro do grão, os solos são definidos como pedregulho, areia grossa, areia média, areia fina, silte e argila. Em relação à origem, o estudo de solo classifica como residuais aqueles que não sofreram nenhum tipo de transporte (solo resultante de decomposição de rocha matriz); ou transportados (sedimentares), aqueles que sofreram transporte provocado por água de chuva, rio, mar, por gravidade, vento ou geleira.
O estudo de solo ainda analisa a composição de minerais, que varia de acordo com a origem e localização do solo e também verificará a cor do solo, onde os orgânicos apresentam cor escura (preto ou cinza), os solos cinza-claro quase sempre estão associados a presença de água ou a variação do lençol freático. Enquanto os solos avermelhados estão associados a leterização e os residuais apresentam coloração variada (mosqueada).
Há diversos métodos de estudo de solo, porém os mais comuns voltados para engenharia são sondagem rotativa, sondagem mista e sondagem a percussão.
A sondagem do solo a percussão verifica a resistência e o tipo do solo, é muito usada para verificação do nível de águas subterrâneas. Esse método tem como princípio coletar variadas amostras das camadas do solo, por meio de barrilete amostrador, medindo sua resistência oferecida pelos subtratos do subsolo à sua penetração.
Os métodos de sondagem rotativa e mista analisam o subsolo, tipos e estados das rochas, entre outros fatores.
O estudo de solo deve ser feito por uma empresa especializada, que possua equipamentos e trabalhe com profissionais capacitados, e que obedeça às normas técnicas vigentes.
A H3D Sondagem é uma empresa que possui equipamentos modernos para a realização de diversas técnicas de sondagem de solo, como sondagem a percussão, sondagem rotativa, ensaio de permeabilidade e ensaio de compactação (Proctor).
A empresa atua em todo o estado de São Paulo e está devidamente registrada no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), bem como seus profissionais, e obedece rigorosamente às exigências das normas reguladoras.
Para saber mais sobre Estudo de solo
São nossos principais serviços.
ALGUMAS EMPRESAS JÁ ATENDIDAS PELA H3D SONDAGEM DE SOLO:
TAMBÉM REALIZAMOS SONDAGEM EM TERRENOS RESIDENCIAIS COM ÓTIMO CUSTO BENEFÍCIO.